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Com a premissa de preservar o planeta e que a mudança de hábito é possível, a Neoenergia firmou parceria com os festivais Rock in Rio e The Town, organizados pela Rock World, com o objetivo de promover soluções para descarbonização dos eventos que também sirvam à indústria da música.

Durante a cerimônia realizada nesta segunda-feira, 03 de julho, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, as empresas formalizaram o compromisso, onde também foi possível debater ações sustentáveis capazes de minimizar as emissões de carbono.

De acordo com Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia, para que ocorra uma transição energética justa e inclusiva, é preciso ampliar a geração de energia por fontes limpas, como também é necessário influenciar os jovens a respeito da produção e do consumo de outros produtos. “A participação dos jovens será fundamental nesse processo para conscientizar a sociedade daqui em diante”, destacou. O executivo acrescentou que a companhia tem uma estratégia clara de expansão sustentável. Em relação às emissões, a Neoenergia estabeleceu uma meta de reduzir a intensidade de CO² para 20g/kWh até 2030 e atingir a neutralidade carbônica até 2050.

Coletiva Neoenergia – Rock In Rio (Crédito: Divulgação Neoenegia/Fernando Alvim)

Solange Ribeiro, Vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia, ressaltou que o caminho para a descarbonização é através da energia elétrica, e por isso a necessidade de substituir combustíveis fósseis por energias renováveis. “Precisamos falar sobre o poder na energia elétrica na descarbonização da economia. A sociedade deve ser esclarecida sobre a importância da geração de energia por fontes renováveis. Juntar o aspecto comportamental é fundamental para realização da eficiência energética”, afirmou.

Entre as ações previstas para apoiar a descarbonização nos dois festivais, a Neoenergia assumiu o compromisso de investir na busca por soluções energéticas para o futuro dos eventos, começando já em 2024 com o fornecimento de energia limpa para a edição do Rock in Rio. Os esforços para conscientizar as novas gerações já estarão presentes na primeira edição do The Town, que acontece no próximo mês de setembro, em São Paulo.

Como ato simbólico por cada pessoa presente nos festivais Rock in Rio e The Town, a Neoenergia trocará uma lâmpada convencional por uma LED em escolas, hospitais, instituições sem fins lucrativos e comunidades de baixa renda nas áreas de concessão onde a empresa atua, na distribuição de energia no Brasil. Segundo estimativas, o The Town deverá proporcionar a troca de até 500 mil lâmpadas e, o Rock In Rio, 700 mil lâmpadas. A inciativa integra o Programa de Eficiência Energética, regulado pela Aneel. A ideia é utilizar a troca das lâmpadas como ferramenta de conscientização e educação.

“Chegou o momento em que precisamos dar um passo maior e buscar soluções inovadoras que atendam, não só, os nossos festivais, mas a indústria como um todo e a Neoenergia é o parceiro que escolhemos para entrar com a gente nessa missão”, afirmou Roberta Medina, CBRO da Rock World, durante a coletiva.

Para que a transição energética ocorra é preciso formar um pilar em que estejam presentes o Governo, as empresas e a população como um todo. Um precisa complementar o trabalho do outro, visto que não é possível fazer nada sozinho. “Estamos em um momento muito especial para falarmos sobre o meio ambiente e o combate às mudanças climáticas. Isso é uma prioridade em todos os sentidos, no Brasil e no mundo. A mudança do clima é também uma mudança de hábito, de um modelo de desenvolvimento, sobretudo, de mudança de tecnologia. Esse debate é fundamental. O RIR mobiliza quem precisa fazer parte dessa mudança, os jovens. Juntos com o governo federal, e empresas, como a Neoenergia, vamos fazer a diferença”, afirmou Ana Toni, Secretária Nacional de Mudança do Clima.